Perguntas frequentes sobre limpeza das mãos e superfícies

Perguntas frequentes sobre limpeza das mãos e superfícies

Veja abaixo algumas das perguntas mais frequentes sobre as diretrizes sobre a limpeza das mãos e superfícies.

1 - Por que manter uma superfície limpa é importante?

A limpeza de superfícies visivelmente sujas seguida pela desinfecção, é uma prática recomendada pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos EUA, para prevenção de doenças respiratórias em ambientes comunitários.

Para obter mais informações, acesse aqui.

2 - Qual é a diferença entre limpeza, desinfecção e sanitização* ?

A limpeza remove germes, sujeira e impurezas de superfícies ou objetos. A limpeza consiste no uso de sabão (ou detergente) e água para remover fisicamente germes das superfícies. Este processo não mata necessariamente os germes, mas ao removê-los, diminui o seu número e o risco de se disseminar uma infecção.

A desinfecção mata germes em superfícies ou objetos com auxílio de produtos químicos. Este processo não limpa necessariamente superfícies sujas ou remove germes, mas ao matar germes, pode reduzir ainda mais o risco de se espalhar uma infecção.

A sanitização reduz o número de germes em superfícies ou objetos a um nível seguro, conforme determinado pelas normas ou requisitos de saúde pública. Esse processo consiste na sanitização de superfícies ou objetos para reduzir o risco de disseminação de infecção.

Para obter mais informações, acesse aqui.

* Para superfícies de contato não alimentícias

3 - Quais são as recomendações para um bom protocolo de limpeza de superfícies?

A orientação do Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) é usar um processo de limpeza e desinfecção de duas etapas. Limpe e desinfete de forma rotineira todas as superfícies tocadas com frequência no local de trabalho, como estações de trabalho, teclados, telefones, corrimãos e maçanetas.

Etapa 1 – limpe a superfície com detergente ou água e sabão.

Etapa 2 – siga o procedimento desinfetando a superfície usando desinfetantes registrados pela EPA.

O Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) também recomenda fornecer panos descartáveis para que superfícies usadas com frequência (por exemplo, maçanetas, teclados, controles remotos, mesas) possam ser limpas pelos funcionários antes de cada uso.

*EPA é Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (United States Environmental Protection Agency) e podem existir produtos que não estão disponíveis em seu país. Utilize produtos desinfetantes aprovados pelas Autoridades Sanitárias do seu país e cumpra a legislação local.
Para obter mais informações, acesse aqui.

4 - O que a ciência diz sobre como panos de algodão reutilizáveis podem comprometer e neutralizar desinfetantes à base de quaternário de amônio?

Superfícies mal-desinfetadas podem servir como fontes de contaminação, aumentando o risco de transferência de germes para as pessoas. Este estudo observou que alguns panos de algodão reutilizáveis reduziram o desempenho em até 85% dos 3 desinfetantes à base de quaternário de amônio em superfícies comum. Por outro lado, os panos de microfibra sintéticas não alteraram o desempenho do desinfetante. A conclusão do estudo sugere que o uso de panos de algodão com desinfetantes à base de quaternário de amônio deve ser reconsiderado.

Para obter mais informações, acesse aqui.

5 - Quais são as etapas adequadas para higienizar as mãos?

Distribua uma dose de antisséptico sobre a mão, cobrindo todas as superfícies. Esfregue as palmas das mãos. Palma da mão direita sobre dorso da mão esquerda com dedos entrelaçados e vice-versa. A palma de uma mão sobre a palma da outra com os dedos entrelaçados. O dorso dos dedos de uma mão na palma da outra com os dedos entrelaçados. Envolva e esfregue ao redor do polegar esquerdo com a palma da mão direita e vice-versa. Esfregue com movimentos circulares para trás e para frente com os dedos fechados da mão direita na palma da mão esquerda e vice-versa. Depois de secar, suas mãos estão protegidas.

Para obter mais informações, acesse aqui.

6 - Quais são as etapas para lavar as mãos de maneira adequada?

Molhe as mãos com água. Aplique sabão suficiente para cobrir toda a superfície das mãos. Esfregue as palmas das mãos. Palma da mão direita sobre dorso da mão esquerda com dedos entrelaçados e vice-versa. A palma de uma mão sobre a palma da outra com os dedos entrelaçados. Dorso dos dedos na palma da mão oposta com os dedos entrelaçados. Envolva e esfregue ao redor do polegar esquerdo com a palma da mão direita e vice-versa. Esfregue com movimentos circulares para trás e para frente com os dedos fechados da mão direita na palma da mão esquerda e vice-versa. Enxágue as mãos com água. Seque completamente com uma toalha descartável. Use uma toalha para desligar a torneira. Suas mãos estão protegidas agora.

Veja o passo a passo para uma lavagem adequada das mãos aqui.

Para obter mais informações, acesse aqui. 

7 - Por que devo usar água e sabão para lavar as mãos?

Germes podem aderir às suas mãos e aos itens que você toca ao longo do dia. Se achar que suas mãos estão sujas, é melhor lavá-las com água e sabão para remover os germes e produtos químicos que podem estar nelas.

Para obter mais informações, acesse aqui.  

8 - E se eu não tiver água ou sabão para lavar as mãos?

Lavar as mãos com água e sabão é a melhor forma de se livrar dos germes na maioria das situações. Se não houver água e sabão disponíveis, use um antisséptico para mãos à base de álcool que contenha pelo menos 70% de álcool.

Para obter mais informações, acesse aqui.

Postagens Relacionadas
  1. Criar um local mais higiênico para fazer compras e comer não se limita ao banheiro Criar um local mais higiênico para fazer compras e comer não se limita ao banheiro
Todos nomes, logotipos e marcas registradas são propriedade de Kimberly-Clark Worldwide, Inc Copyright 2011 KCWW. Todos direitos reservados. Sua visita a esse site e uso das informações aqui estão sujeitas aos termos de nossa Politica de Privacidade . Por favor avalie nossa Política de Privacidade.
KIMBERLY - CLARK BRASIL INDUSTRIA E COMERCIO DE PRODUTOS DE HIGIENE LTDA/CNPJ 02.290.277/0001-21